Siga

sexta-feira, julho 09, 2010

Hematologista

Estudo, sob todo os aspectos, do sangue e orgãos hematopoéticos assim como os distúrbios e doenças que os comprometem.
A Hematologia é uma especialidade médica, clínica, que trata doenças como: Anemias congênitas e adquiridas, Leucopenias, Hemofilia e outros distúrbios da coagulação, Hemoglobinopatias (Doença falciforme, p. ex.), Leucemias agudas e crônicas, Mieloma Múltiplo, Púrpuras, Doença de Von Willebrand, entre outras.
Hemoterapia é a especialidade médica que utiliza-se do sangue e seus componentes (hemocomponentes) e derivados (hemoderivados) para auxiliar na terapêutica de doenças hematológicas ou não, assim como no manejo de pacientes traumatizados, grandes queimados e no preparo cirúrgico.
O Hematologista/Hemoterapêuta é um médico que pode atuar na área clínica, na assistência direta ao paciente assim como na área da hemoterapia e laboratório.
É o médico hematologista que realiza as punções de Mielograma e Medula Óssea, fazendo a análise citológica destas amostras. È o Hematologista ou Hemoterapêuta que gerencia as unidades hemoterápicas (bancos de sangue e hemocentros), podendo também ser responsável por laboratórios de análises clínicas. Atuam em parceria com os Oncologistas, no tratamento das doenças neoplásicas (câncer).
Em alguns centros os Hemoterapêutas também são responsáveis pela realização das transfusões de substituição (Exsanguineo-transfusão), pela transfusão intra uterina e recuperação de sangue intra operatório.
Ainda sob a responsabilidade do Médico Hematologista encontra-se o setor de Hemaférese, terapêutica que utiliza a troca e substituição plasmática, através de equipamentos especiais, por soluções colóides ou plasma humano, como forma de retirar do sangue substâncias indesejáveis, assim como a coleta de células tronco para transplante de medula óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário